Em partida truncada, Brasil supera Irã por 3 sets a 1

Todo sobre el Voleibol Masculino Nacional e Internacional.
Avatar de Usuario
fito
Hincha
Hincha
Mensajes: 1218
Registrado: 10 Nov 2009, 15:36
Imagen


19/11/2009

Em partida truncada, Brasil supera o Irã por 3 sets a 1 pela Copa dos Campeões


Sidão jogou no lugar de Lucão e teve com desempenho

Quem imaginou que o Brasil teria facilidade para vencer o Irã, nesta quinta-feira (19.11), pela Copa dos Campeões, cometeu um grande engano. O atual campeão da competição, que busca o tricampeonato, teve que suar para vencer a seleção iraniana por 3 sets a 1, parciais de 25-22, 25-18, 23-25 e 25-19, em 1h43 de jogo, no ginásio municipal de Osaka, no Japão, e assim garantir os 100% de aproveitamento.

Nesta sexta-feira (20.11) não haverão jogos, já que todas as equipes viajarão para a cidade de Nagoya, onde serão disputadas as demais partidas da competição. O próximo confronto brasileiro será diante da Polônia, atual campeã europeia, no sábado (21.11), às 1h30. A partida terá transmissão ao vivo do canal Sportv.

Ciente de que não viu a melhor atuação de sua equipe, o técnico Bernardinho, que entrou com uma equipe diferente nesta quinta – sem Giba e Lucas –, fez questão de amenizar os erros de hoje, mas sem escondê-los.

“Estivemos abaixo de nosso potencial. O time não foi tão agressivo e, em alguns momentos pode ter pensado que nossa experiência decidiria o jogo. Isso não aconteceu. Tivemos que jogar duro contra eles até o fim para vencer. Aí entra o mérito de nossos adversários. Em todos esses anos a frente da seleção brasileira, eu nunca havia enfrentado o Irã. É um time bom, que mostra muita vontade em quadra e que possui uma boa defesa e um bom bloqueio. Impressionei-me realmente”, afirma Bernardinho, pensando já nos poloneses.

“Não gostei da postura do Brasil hoje (quinta-feira). Espero que consigamos recarregar as baterias para o confronto com os poloneses. Esse time venceu campeonato europeu e possui bons jogadores, técnicos, além de meios-de-rede fortes”, explica o técnico Brasileiro.

Sem contar com a experiência do capitão Giba, o outro ponteiro, Murilo, assumiu no fim do jogo o papel de líder em quadra. No entanto, ele fez questão de ressaltar que o time não sentiu a falta dos atletas poupados.


Imagen

“Sei que não fizemos nossa melhor partida hoje, mas o importante é ganhar. Estamos numa competição curta e é isso que conta. Nosso grupo é formado por 14 grandes jogadores, todos em condições de entrar e dar conta do recado. O Brasil possui muitos talentos e esse é motivo de estar sempre brigando para estar entre os melhores”, diz Murilo.

Autor de sete pontos diante do Irã, o meio-de-rede Rodrigão tentou explicar o motivo de o Brasil ter passado um pouco de sufoco em alguns momentos.

“Em alguns momentos, quando se está ganhando, acontece de o time dar uma desconcentrada. Além disso, não conhecíamos o time iraniano. Esse fator complica um pouco para qualquer um”, analisa Rodrigão.

O jogo

Famosa por sempre brigar por títulos nas divisões de base, a seleção iraniana começou o jogo um pouco assustada. Apesar de o Brasil cometer mais erros, o Irã não conseguia comandar o placar. Se impondo nos momentos cruciais do primeiro set, a equipe verde-amarela conseguia passar por cima do bom bloqueio adversário com bons ataques, que culminaram com a vitória por 25/22.

Comandados pelo oposto Karem e pelo levantador Marouf, o Irã voltou para o segundo set mostrando mais disposição que os brasileiros. Tendo que compensar a técnica menos apurada que a brasileira, os iranianos chegaram a liderar o placar até pouco depois da primeira parada técnica, mas acabaram sucumbindo novamente. O Brasil melhorou seu aproveitamento de bloqueio, passou a frente no marcador e conseguiu fechar a parcial sem problemas: 25/18.

Já no terceiro set o time brasileiro caiu de produção. Vendo uma possibilidade para conseguir ganhar ao menos uma parcial dos atuais campeões da competição, os iranianos passaram a dominar a partida. O técnico Bernardinho chegou a pedir tempo para tentar reanimar sua equipe, mas não foi suficiente: 25/23 para o Irã.

A quarta parcial foi marcada pela volta da vibração brasileira. Liderada pelo experiente ponteiro Murilo, a equipe verde-amarela voltou a dominar o jogo e conseguiu novamente uma vitória sem problemas: 25/19.

Imagen

O maior pontuador do jogo foi o oposto brasileiro Leandro Vissotto. O jogador anotou 21 pontos, sendo 18 em ataques (com um bom aproveitamento de 58%), um de bloqueio e dois em saques. O ponteiro Murilo veio na sequência com 13 - 11 em ataques (35%) e dois em bloqueios. Thiago Alves e Sidão, que substituíram Giba e Lucão respectivamente hoje, anotaram 12 pontos cada.

“Hoje tivemos um jogo difícil contra o Irã, mas conseguimos manter os 100% de aproveitamento. Como o torneio é de pontos corridos, precisamos vencer o maior número de jogos possíveis e, principalmente, os concorrentes diretos na busca do troféu. Por isso, temos que descansar bem até o jogo contra os poloneses, corrigir as falhas que o Bernardinho apontar e partir com tudo para esta decisão", disse o oposto Leandro Vissotto.

"A equipe deles tem muita qualidade e é a atual campeã europeia. Conheço alguns jogadores do elenco deles, pois atuei contra eles na final do Mundial de clubes, quando vencemos o Belchatow, da Polônia. Será um clássico duro e equilibrado, mas confio no nosso time e na nossa vontade de vencer para sairmos com mais um resultado positivo", concluiu o atleta do Brasil.

No jogo de hoje, quem mais marcou pelo irã foi Kazem, algoz da Cimed no Mundial de Clubes, com 17 pontos. Zarini veio na sequência com 16.

Brasil: Bruninho (1), Leandro Vissotto (21), Murilo (13), Thiago Alves (12), Sidão (12), Rodrigão (7) e Serginho (Líbero). Depois: Théo (2) e Marlon.

Irã: Marouflaklani (1), Kazem (17), Zarini (16), Keshavarzi (3), Mousavi (8), Nadi (3) e Alizadeh (Líbero). Depois: Gholami (4), Andalib (3), Mahdavi (2) e Kamalvand (5).